Curso Online de PRÉ-MODERNISMO

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No início do século XX, a literatura brasileira atravessava um período de transição. De um lado, ainda era forte a influência das tendênc...

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No início do século XX, a literatura brasileira atravessava um período de transição.
De um lado, ainda era forte a influência das tendências artísticas da segunda metade do século XIX; de outro, já começava a ser preparada a grande renovação modernista, cujo marco no Brasil é a Semana de Arte Moderna (1922).

Estanislau de Lima Barros Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4759288052927293 Licenciado no ano de 2014 no curso de Letras: Português e Inglês bem como suas respectivas literaturas pela Universidade Paulista, SP. Especialista em Supervisão Escolar pela Faculdade de Mantena, MG. Especialista em Cultura e Literatura pela Faculdade de Mantena, MG. Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Rio Grande, RS. Mestrado em Ciências da Religião pela FSTN, MG. Desempenhou a função de Assessor Pedagógico na Secretaria Municipal de Educação de Gravataí ? RS.



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  • PRÉ-MODERNISMO

    PRÉ-MODERNISMO

  • No início do século XX, a literatura brasileira atravessava um período de transição.
    De um lado, ainda era forte a influência das tendências artísticas da segunda metade do século XIX; de outro, já começava a ser preparada a grande renovação modernista, cujo marco no Brasil é a Semana de Arte Moderna (1922).

  • A esse período de transição, que não chega a constituir um movimento literário, chamamos Pré-Modernismo.
    As estéticas literárias não são entre si e, muitas vezes, se tocam, se influenciam e se fundem.

  • No início do século XX, por exemplo, vários de nossos escritores do Realismo, Naturalismo, Parnasianismo e Simbolismo ainda estavam vivos, escrevendo e publicando.
    Ao mesmo tempo, começava a surgir em nosso país um grupo de novos escritores que, embora ainda presos aos movimentos literários do século anterior, apresentavam algumas inovações quanto aos temas e à linguagem.

  • Concomitantemente, já começavam a chegar ao nosso país as primeiras influências dos movimentos artísticos europeus, as chamadas vanguardas européias, que iriam impulsionar o Modernismo brasileiro.
    A esse período, marcado pelo sincretismo de tendências artísticas, costuma-se chamar Pré-Modernismo.

  • Sem constituir um movimento literário propriamente dito, o Pré-Modernismo consiste na fase de transição entre a produção literária do final do século XIX e o movimento modernista.

  • AS NOVIDADES

    AS NOVIDADES

    Embora os autores pré-modernistas ainda estivessem presos aos modelos do romance realista-naturalista e da poesia simbolista, duas novidades essenciais podem ser observadas em suas obras:
    o interesse pela realidade brasileira.
    A busca de uma linguagem mais simples e coloquial.

  • O INTERESSE PELA REALIDADE

    O INTERESSE PELA REALIDADE

  • Os modelos literários realistas-naturalistas eram essencialmente universalizantes.
    Tanto a prosa de Machado de Assis e Aluísio Azevedo quanto a poesia dos parnasianos e simbolistas não revelavam interesse em tratar da realidade brasileira.

  • A preocupação central desses autores era abordar o homem universal, sua condição e seus anseios.
    Aos escritores pré-modernistas, ao contrário, interessavam assuntos do dia a dia dos brasileiros, originando-se, assim, obras de nítido caráter social.

  • Graça Aranha, por exemplo, retrata em seu romance Canaã a imigração alemã no Espírito Santo; Euclides da Cunha, em Os sertões, aborda o tema da guerra e do messianismo em Canudos, no sertão da Bahia; Lima Barreto detém-se na análise das populações suburbanas do Rio de Janeiro; Monteiro Lobato descreve a miséria do caboclo na região decadente do Vale do Paraíba, no Estado de São Paulo. A excessão está na poesia de Augusto dos Anjos, que foge a esse interesse social.


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  • PRÉ-MODERNISMO
  • AS NOVIDADES
  • O INTERESSE PELA REALIDADE
  • A BUSCA DE UMA LINGUAGEM MAIS SIMPLES E COLOQUIAL
  • A EXPANSÃO DO REGIONALISMO
  • EUCLIDES DA CUNHA: EM BUSCA DA VERDADE HISTÓRICA
  • CANUDOS: MISÉRIA E VIOLÊNCIA
  • OS SERTÕES: LITERATURA OU CIÊNCIA
  • O INÍCIO DA GUERRA
  • DIÁLOGOS COM CANUDOS E OS SERTÕES
  • OS SERTÕES: O BRASIL ESQUECIDO
  • EUCLIDES DO PRECONCEITO RACIAL A UMA VISÃO CRÍTICA
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  • VOCABULÁRIO
  • TEXTO II
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